quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Sinais de que o parto está para breve...

Com a saída do que suspeitei ser o rolhão mucoso e a mudança da lua esta noite, o tema de hoje serão os "sintomas" de que o trabalho de parto esteja para breve.

Estas situações podem ou não ocorrer em todas as grávidas, sendo mais ou menos perceptíveis consoante a mulher. 

Aqui vai uma breve descrição de cada uma delas:

- encaixe do bebé
   Tal como falado aqui, o bebé pode adotar diferentes posições na altura final da gravidez. Um dos sinais de que o tempo está a acabar é a adoção da posição do bebé na barriga. 

- saída do rolhão mucoso
   O olhão mucoso funciona como uma tampa à entrada do útero que o protege de possíveis infeções. A saída desta "tampa" é perceptível pela mulher grávida através da saída de um corrimento gelatinoso que poderá apresentar um tom rosado ou acastanhado. Pode ocorrer horas, dias ou semanas antes do momento do parto.
   Com a saída do olhão, é desaconselhado a frequência de piscinas/mar assim como os banhos de imersão.

- ruptura da bolsa de água
   Pode ser repentina e em grande quantidade ou ser uma coisa lenta. Em caso de dúvida, verificar se se consegue controlar a saída do líquido (tal como se faz quando se está aflita para urinar).
   Em caso do liquido ser transparente, deslocar-se ao hospital sem grandes dramas (a informação que eu tenho é de que tenho cerca de duas horas para me deslocar ao hospital, tendo tempo inclusivamente para tomar um banho e arranjar-me).
   Poderá também ocorrer a saída de líquido esverdeado ou rosado. Nesse caso, ir o mais rápido possível para o hospital porque poderão existir complicações com o bebé.
   Em qualquer uma das situações, registar sempre a hora a que se deu a ruptura de modo a que possa existir um melhor acompanhamento por parte da equipa médica.

- contrações 
   Começam por ser irregulares com alguma dor associada ao sentimento da barriga ficar dura. Depois começam a ser regulares e com intervalos cada vez menores mas com intensidade de dor cada vez maior. 
   O recomendado é deslocar-se ao hospital se não conseguir lidar com a dor das contrações e/ou se o intervalo entre as mesmas for de 10 min.


Estas são as recomendações gerais mas, como cada caso é um caso, deverá ser verificado o que deverá ser feito por cada grávida (mediante a sua gravidez e as regras da instituição onde irá ser realizado o parto).

Sem comentários:

Enviar um comentário