sábado, 8 de agosto de 2015

Epidural

Ontem fui a uma Sessão de Esclarecimento em relação à Epidural.

Epidural

A minha relação com esta analgesia sempre foi um bocado de NIM. Não digo logo que não quero, mas também não sou daquelas que diz logo que sim. Passo a explicar.

Trata-se de uma maneira de aliviar a dor do parto de modo a que se possam passar aquelas horas comum pouco mais de conforto. A minha reação é sempre: se eu não sei como as vou passar porque é que vou assumir à partida que quero que me enfiem químicos no corpo que poderei não precisar?

Há-de haver quem me diga que sim, na altura vou querer e muito... Assim como já ouvi relatos de quem nem sequer teve hipótese de querer porque quando era para decidir, já a criança estava cá fora...

Por isso, a minha dúvida sempre foi, até que altura poderei decidir?

A sessão de ontem ajudou-me a clarificar esta situação. A questão das dores do parto mantém-se e não é por esse motivo que decidi querer que seja feito o procedimento.

Vou querer que assim que seja decidido tecnicamente que é necessário que o façam por todas as questões pós-parto:

- no caso da sutura após a episiotomia (incisão efetuada na região do períneo - área muscular entre a vagina e o ânus - para ampliar o canal de parto e prevenir que ocorra um rasgamento irregular durante a passagem do bebé), a anestesia local não costuma ser muito eficaz e a epidural resolve esse problema.

- se tiver de ir para cesariana de urgência, será através deste mecanismo que me será dada a anestesia necessária para que tudo corra da melhor forma.

- em caso de cesariana, a medicação do pós-operatório é feita através do cateter da epidural, tendo efeitos mais rápidos e eficazes.

Por isso, como não sei como vão ser as minhas dores de parto (e, como é óbvio, se houver algo que alivie, melhor), mas sei que poderei ter de passar por uma destas três situações (eventualmente), a epidural vai ser algo que quero que esteja presente.

Claro que o ideal seria que apenas fizessem a colocação do cateter e a medicação ia-se vendo se seria necessária. Mas como o procedimento obriga a que sejam logo administradas doses de medicação, venha a droga...

Sem comentários:

Enviar um comentário